Pular para o conteúdo
4 de outubro de 2026 Primeiro jornal online do Vale do Aço Região Metropolitana do Vale do Aço
Folha do Comércio

Vale do Aço

Variedade Gastronômica marca a 11ª edição do Comida di Buteco no Vale do Aço

Apreciadores de um bom tira-gosto têm 20 bares para prestigiar até o dia 6 de maio

Redação Folha do Comércio

Publicado em · Atualizado em

Mini cupcake de carne moída, casulo de queijo com lagarto rústico, carne de sol acebolada, coxinha da asa defumada, costela de porco, filé de tilápia – estes são alguns dos itens que compõem os pratos do Comida di Buteco 2018 do Vale do Aço – uma verdadeira diversidade de sabores para os apreciadores da culinária de raiz.

Lançado no dia 13 de abril, nesta edição, o maior concurso gastronômico do país está com o tema livre, e aguçou a criatividade na cozinha dos participantes. Ou seja, não há restrições, nem ingredientes obrigatórios, a única regra do concurso foi o valor máximo dos petiscos: R$25,90.

“O Comida di Buteco é uma forma saborosa e acessível para aqueles que pretendem conhecer os estabelecimentos do Vale do Aço e experimentar os diversos pratos criados exclusivamente para o concurso. Este ano, com o tema livre, os pratos e os sabores estão bem diversificados, vale a pena conferir”, disse Ione couto, coordenadora local do Comida di Buteco. “Além dos ingredientes principais, notamos uma diversidade de molhos e acompanhamentos, que dão um sabor especial ao petisco”, acrescentou.

Em relação aos participantes, Ione ressalta: os estabelecimentos selecionados para participar são classificados pela organização do concurso como espontâneos: “estabelecimentos em que o dono está sempre à frente do negócio, não pertencendo à redes ou franquias e que muitas vezes se originou na própria casa da pessoa. O boteco tem a identidade de seu proprietário e, na maioria das vezes, outras pessoas da família do dono trabalham ali também”, disse.

Além de promover o melhor boteco da região, o concurso também dá título ao melhor boteco do país, sendo divido em duas etapas: Na primeira, o público e um corpo de jurados visitam, votam e elegem o campeão, avaliando 4 categorias (petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida).” O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%. Lembramos que, para o voto ser validado, é imprescindível o preenchimento do documento pelo público votante, bem como as demais informações solicitadas”, reiterou a coordenadora.

Na segunda etapa, em junho, uma comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, visitará os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas 4 categorias. Cada campeão receberá 3 jurados (um jurado da sua cidade e dois de outras cidades). Elege-se aí o MELHOR BUTECO DO BRASIL, que será conhecido e premiado no mês de julho.

Confira a relação dos participantes do Comida di Buteco 2018, das cidades de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo, aprecie e ajude a eleger o melhor boteco do Vale do Aço:

Albatroz Butequices Nome do petisco: Serenada do Albatroz

Arrojado's - Nome do petisco: Chic - Cake

Bar da Aninha - Nome do petisco: Combinado Ideal

Bar do Caladinho - Nome do petisco: Touro em pasto alheio vira vaca

Bar do Luciano - Nome do petisco: Frango Nordestino

Bar do Moreira - Nome do petisco: Maçã da Casa

Bar do Paulinho - Nome do petisco: Boi que rola, vira bola e se enrola

Barraca do Joel - Nome do petisco: Tiquin

Churras Lanches - Nome do petisco: Vai comer ou quer que embrulha?

Cozinha Brasil - Nome do petisco: Pau Brasil

Espaguete e Cia - Nome do petisco: Mineirinho Saboroso

Espetinho Grill - Nome do petisco: Frango assado no carvão à moda portuguesa

Galpão - Nome do petisco: Abra as pernas coração

Mistura Fina - Nome do petisco: Boi da Cara Preta

Petiscos Bar & Beer - Nome do petisco: Vale do Jack

Recanto da Picanha - Nome do petisco: Galinhada Metida a Besta

Sal e Brasa - Nome do petisco: Show de Bola

Tenda Árabe - Nome do petisco: Milanesa de porco à moda do oriente

Timonel - Nome do petisco: Tapas Mediterrâneo

Tulipa's Bar - Nome do petisco: Tudifrango

O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua causa, como plataforma de desenvolvimento de suas marcas, pois nenhum buteco participante paga nada para participar nem é obrigado a consumir nenhum produto dos patrocinadores.

No Vale do Aço, patrocinam o concurso: cerveja oficial: Brahma Extra; apresentador: Dona Benta; patrocinadores: GetNet/Mastercard, McCain, Bretas, Trident; apoiadores: 51 Reserva, Abrasel, Teknisa, Tabasco, Chandon, Perdigão, Jovem Pan, Hotel Metropolitano, Patty OOH e Anchieta Alimentos; promoção: Inter TV dos Vales.

Compartilhe

Leia também em Vale do Aço

Outubro Rosa: fachadas iluminadas

Outubro Rosa: fachadas iluminadas, vidas transformadas Unidade de Oncologia do Hospital Márcio Cunha mostra a força da prevenção contra o câncer de…